domingo, 8 de fevereiro de 2009

Left 4 Dead

Final de ano, natal chegando, presentes, casa cheia de parentes, todo mundo sabe como funciona. Mas este ano algo mudou, pois eu finalmente coloquei as mãos em Left 4 Dead, um dos mais aguardados games do ano. A história é simples até demais: um grupo de quatro pessoas (um empresário, uma adolescente, um motoqueiro e um veterano do Vietnã) devem sobreviver às hordas de mortos-vivos que povoam o mundo, que surgiram após uma estranha infecção. Como estou aqui escutando Cachorro Grande e meu sobrinho está jogando Mortal Kombat Armageddon atrás de mim, terei que ser um pouco sucinto.

Focado no modo multiplayer online, o jogo é com certeza um marco na história da diversão eletrônica. Há três modos de jogo. No modo Single Player, um jogador controla um dos sobreviventes (os demais são controlados pela CPU) em quatro missões, que subdividem-se em 5 estágios cada, com o objetivo escapar dos zumbis e tentar fugir do verdadeiro inferno que se tornou a cidade (ou o campo, dependendo da missão). No modo CO-OP, cada sobrevivente é controlado por um jogador diferente, nesse caso é necessário ter uma boa conexão disponível, pois se joga online. Finalmente, no modo DeathMatch, cada jogador pode escolher um personagem diferente e lutar com outras em partidas online até a morte. O mais legal desse modo é que é possível controlar até mesmo os infectados mais fortes.

E por falar nisso, QUE INFECTADOS! Os zumbis padrão, quando não incomodados, são uns bocós que ficam caminhando lentamente pra lá e pra cá, às vezes eles encostam-se à parede e parecem estar chorando igual o Kiko (AHUAHUAHUAHUAHUAHUA), mas quando avistam você ou seus amigos, passam a correr feito doidos, tentando fazer a volta para te pegar por trás, dificultando a mira. Sempre que vejo zumbis correndo me vêm á memória bons filmes modernos, como Extermínio( 28 Days Later, 2002) e Madrugada dos Mortos (Dawn of The Dead, 2004, remake do clássico de 1978), que nos mostram que mortos também podem competir em maratonas.

Há os Boomers, que são uns gordões desajeitados que quando te vêem, correr e explodem, liberando gosma verde e gás tóxico, que te deixa doidão por alguns instantes, além de atrair vários zumbis comuns pra cima de você. Os Smokers são bem comuns também, liberam gás tóxico assim como os Boomers e às vezes te puxam pelo pescoço com sua língua comprida. Hunters são bem perigosos, andam pulando e rastejando pelas paredes, quando te avistam pulam e somente outro jogador pode te livrar dele. Os Tanks são grandalhões que chegam quebrando tudo e na maioria das vezes fazem de você o alvo principal. Um soco pode te deixar incapacitado, além de te fazer voar pra bem longe. Por fim, as Witches são as criaturas mais perigosas do jogo. Não bastasse seu choro incomodar bastante quando se está em galerias escuras, quando você as encontra elas atacam somente você, e com um só golpe te deixam incapacitado.

Por falar nisso, essa é uma das características mais marcantes do game: a possibilidade de ficar incapacitado durante uma batalha contra hordas de zumbis. Quando você perde muita energia em um forte golpe, você cai no chão e só pode usar suas pistolas, até que um de seus companheiros venha e te ajude. Isso é ou não é demais???

Há muito mais para se dizer, mas vou deixar para vocês descobrirem. Aqui vai a lista de requerimentos mínimos para rodar o jogo no pc:


Sistema Operacional: Windows 2000, XP ou Vista

CPU: 3.0 GHz P4, Dual Core 2.0 ou AMD64x2 (ou superior)

Memória RAM: 1GB para Windows XP/ 2GB para Windows Vista

Placa de Vídeo: 256MB - ATI 9600 ou superior/ NVIDIA 6600 ou superior

Espaço no HD: no mínimo 7,5 GB


No meu pc roda perfeitamente, porém há um erro que se repete em qualquer máquina, não importando a configuração: o jogo fecha sozinho às vezes. Isso se resolve da seguinte forma: no menu inicial do jogo, vá em OPTIONS, depois em VIDEO OPTIONS, então clique na guia ADVANCED SETTINGS e depois onde diz "MultiCore Rendering", troque para "Disabled". Resolvido isso, escolha seu personagem, pegue sua arma favorita e boa matança!

(artigo iniciado em 25/12/08 e finalizado só em 08/02/09 - motivo: falta de tempo)