domingo, 20 de abril de 2008

Mortal Kombat



No início da década de 90, os jogos de luta se resumiam basicamente em Street Fighter e Fatal Fury. Eram jogos desenhados à mão, para pessoas de todas as idades, mas que agradavam principalmente aos mais jovens. Os personagens eram bem típicos de um anime: o mocinho, o vilão, os amigos e os comparsas. A violência era praticamente nula, bem diferente de como é hoje em dia. Os poderes especiais eram bolas brilhantes feitas sabe-se lá do quê que saíam das mãos dos lutadores e atingiam os oponentes. Tudo feito de uma maneira que não parecesse real para não influenciar pessoas de mentes fracas. Porém, dois amigos, John Tobias e Ed Boon, perceberam que esta irrealidade na verdade não tinha graça, porque simplesmente não dava pra acreditar que aquele lutador de Sumo gorducho conseguia mover as mãos mais rápido do que os olhos podiam acompanhar. Então, aliados ao estúdio Midway e à distribuidora Acclaim, lançaram, em 1992, o game Mortal Kombat, hoje conhecido por dez entre dez jogadores.

Com uma história aparentemente simples, poucos personagens e gráficos simples, o jogo era a idéia de diversão da dupla, com litros de sangue para cada soco recebido de um oponente. O que mais chamava a atenção e que fazia o jogo se diferenciar era a opção de matar mesmo o oponente, ou seja, não simplesmente bater nele até sua energia se esgotar, mas utilizar uma seqüência de comandos simples que fariam seu combatente matar o adversário de uma forma violenta. Essa forma de eliminação era conhecida como “Fatality”, e é marca registrada da série. Cada personagem possuía um Fatality diferente, o que aumentava ainda mais a diversidade do game. O jogo não era perfeito, claro, mas divertia, e naquela época era isso que importava em um jogo.A história do jogo é a seguinte:

O Mortal Kombat é um torneio que reúne lutadores das mais diversas realidades. Aliado ao príncipe dos Shokan (uma raça de meio-homens, meio-dragões com quatro braços) Goro, o maligno feiticeiro Shang Tsung vem vencendo o torneio por nove gerações seguidas. Devido a esse fato, o torneio é realizado em sua ilha, chamada Shimura Island, localizada no centro do Lost Sea. Caso ele vença mais um torneio, terá o direito de governar sobre todas as realidades. Para defender o lado da humanidade e garantir a prevalência do bem sobre o mal, existe Rayden, o Deus do Trovão, que convoca três lutadores da Terra para lutar no torneio: o monge shaolin Liu Kang, a agente da Special Forces americana Sonya Blade, e o astro de Holywood Johnny Cage. Mas Shang Tsung tamém convocou alguns guerreiros para garantir o seu lado: o ninja Scorpion, o Lin Kuei Sub Zero, e o criminoso mais procurado da Terra, Kano . Cada um possui suas próprias características, e deverão usá-las da melhor forma para vencer o torneio.

O jogo rendeu um filme realizado pela New Line em 1996, estrelando por Christopher Lambert como Lord Rayden, uma seqüência, “Mortal Kombat: A Aniquilação” (Mortal Kombat: Annihillation, 1999), uma série live-action chamada “Mortal Kombat: A Conquista”, que foi exibida durante algum tempo no Brasil pelo SBT, e até um desenho, “Mortal Kombat: Defenders of The Realm”, cujo primeiro episódio foi lançado em VHS no Brasil pela Top Tape com o título “Mortal Kombat – Animação”, e mais alguns episódios foram exibidos na TV aberta pela Rede Record. Claro que o jogo não rendeu só coisas boas. Vários processos foram registrados contra Boon e Tobias, culpando o jogo por atitudes violentas que adolescentes e crianças tinham após jogar. Até hoje há muita gente que acredita que jogos como Mortal Kombat instigam s pessoas a cometer atos violentos. Pois é, as pessoas falam isso de uma série de jogos que faz sucesso há 16 anos, mas nem ligam para aquele rato que insiste em torturar um pobre gato que só quer devorá-lo há mais de 25 anos. Nem ligam para uma certa ave de cabeça vermelha que insiste em infernizar a vida de todos que encontra pelo caminho, utilizando para isso bombas, canhões, tanques e outras armas de fogo. Pois é... as pessoas só falam mal do que elas querem que seja errado, não do que realmente o é.Bom, voltando ao assunto principal: não demorou para o game gerar vários bastardinhos, ou seja, jogos que copiaram a fórmula do Fatality, mas não tiveram o mesmo sucesso. Alguns até que ficaram bem legais, como Killer Instinct, produzido pela extinta Rare Ware para os consoles Nintendo, e Primal Rage, também da Rare, cujos personagens eram dinossauros e símios gigantes. Outros simplesmente não têm razão de existir, como WeaponLord, lançado para Super Nintendo. Mas nenhum se igualou nem nunca se igualará a Mortal Kombat, que com certeza é o Cidadão Kane dos jogos de luta.O jogo fez brotar ainda seis continuações oficiais, além de vários outros jogos fora da cronologia oficial.

Abaixo segue uma lista dos personagens, dicas e truques, a listagem oficial de todos os jogos da série, e um link para o Download do jogo.

Legenda:

“F”= Para Frente “B”= Para Baixo “C”= Para Cima “T”= Para Trás

“SA”= Soco Alto “SB”= Soco Baixo “CA”= Chute Alto “CB”= Chute Baixo”“BL”= Defesa

GLITCH – Falha do jogo que pode ser feita sem prejudicar nada

Liu Kang

Fireball: F, F, SA

Flying Kick: F, F, CA

Fatality:Uppercut Cartwheel – Aperte e segure BL a uma distância média do oponente, então faça uma volta reversa de 360° (Mais ou menos assim: F, C, T, B,....até conseguir)

DICA: Faça esse Fatality na arena “The Pit”. Garanto que você vai gostar mais.

Johnny Cage

Green Projectile: T, F, SB

Shadow Kick: T, F, CB

Groin Punch: SB + BL

Fatality:Decap Punch – F, F, F, SA (perto)

GLITCH: Se você fizer a mesma seqüência duas vezes, Johnny vai arrancar DUAS cabeças do inimigo. Isso mesmo, é só você fazer a seqüência e logo depois repeti-la. É meio difícil, mas o resultado é legal.

Scorpion

Spear: T, T, SB

Teleport Punch: B, T, SA

Fatality:TOASTY! – Segure BL a uma distância média, e aperte C duas vezes.

Sub Zero

Freezing Ball: B, F, SB

Slide: SB + CB + BL

Fatality:Back-Bone Decap – F, B, F, SA (perto)GLITCH: Ah, esse é o meu favorito! Quando restar apenas um golpe para matar o oponente, dê uma rasteira nele (T + CB) e imediatamente congele-o (B, F, SB). Ele entrará em “Finish Him / Her”, Faça o Fatality normalmente. Resultado: seu oponente, além de ser “Fatalityzado”, ficará congelado!

Sonya Blade

Energy Rings: T, T, SB

Headstand: SB + CB + BL

Flying Punch: F, T, SA

Fatality:Flaming Kiss – F, F, T, T, BL (perto)

Rayden

Sparkle: B, F, SB

Torpedo: T, T, F

Teleport: B, C

Fatality:Head Electrocution – F, T, T, T, SA

GLITCH: Na versão de Arcade do jogo, se você fizesse um Torpedo (T, T, F) logo após o Fatality, Rayden empurrava o cadáver do oponente até o canto da tela. Nunca funcionou na minha versão para PC, mas tente, quem sabe funciona pra você.

Kano

Knife Projectile: Segure BL e aperte T, F

Cannonball: Volta completa no direcional, começando por F

GLITCH: Se você segurar BL ao fazer este golpe, Kano vai girar, mas não vai sair do lugar!

Fatality:Heart Tear – T, B, F, SB



Jogos da Série

Mortal Kombat (1992) Plataformas: Super NES, Mega Drive, Amiga, Game Gear, Game Boy, Sega Master System, MS-DOS, PlayStation 2 e Xbox (com Mortal Kombat: Deception Premium Pack), PSP (em Midway Arcade Treasures: Extended Play), Telefone celular

Mortal Kombat II (1993) Plataformas: SNES, Game Boy, Sega Saturn, Sega 32X, Sega Mega Drive, Sega Game Gear, Sega Master System, PlayStation, PC, Amiga

Mortal Kombat 3 (1995) Plataformas: Super Nintendo, Sega Mega Drive, Game Boy, Sega Game Gear, Sega Master System, PlayStation, PC

Ultimate Mortal Kombat 3 (1996) Plataformas: Super NES, Sega Mega Drive, Sega Saturn, no Xbox Live Arcade do Xbox 360, e na versão de luxo de Mortal Kombat: Armageddon para PS2 e Xbox

Mortal Kombat Trilogy (1996) Plataformas: Nintendo 64, PC, PlayStation, Saturn

Mortal Kombat Mythologies: Sub Zero (1997) Plataformas: PlayStation

Mortal Kombat 4 (1997) Plataformas: PlayStation, Nintendo 64, PC, Game Boy Color

Mortal Kombat Gold (1998) Plataformas: DreamCast

Mortal Kombat Special Forces (1998) Plataformas: PlayStation

Mortal Kombat V: Deadly Alliance (2002) Plataformas: PlayStation 2, Nintendo GameCube, Xbox e Game Boy Advance

Mortal Kombat Deception (2005) Plataformas: PlayStation 2, XBox e GameCube

Mortal Kombat Shaolin Monks (2005) Plataformas: PlayStation 2, XBox, Nintendo GameCube

Mortal Kombat Armageddon (2006) Plataformas: PlayStation 2, XBox e Nintendo Wii



Dowload do Jogo

Fornecedor: RapidShare

Tamanho: 6,90 MB aproximadamente

Formato: .rar

Clique Aqui Para Baixar o Jogo

Um comentário:

Anônimo disse...

vem ca...os golpes do mortal,fatalitys sao muito legaiss
mais eu nao consegui ainda soltar o fatality de rayden e kano nao deram certo ate hoje!!!!!
vcs tao de zuada comigo ne?
mandem soluçoes agora se possivel