sábado, 7 de junho de 2008

A Procura da Felicidade



Por Lucas Ramone

Você é realmente feliz? Quanto vale a felicidade daqueles que você ama? Você estaria disposto a sacrificar seu conforto em nome da felicidade daqueles que você ama? É esse o questionamento que o filme A Procura da Felicidade (The Pursuit of Hapiness, EUA, 2007), filme que conta o drama de Chris (Will Smith), um simpático vendedor que tem uma relação conturbada com a esposa. Ele tenta sempre dar de tudo o melhor para sua família, mas as vendas não estão rendendo, e ele precisa encontrar outro emprego para sustentá-la. É então que ele conhece um corretor da bolsa de valores de Nova York. Chris percebe que ele é plenamente sustentável, e decide então se esforçar para conseguir um emprego na bolsa, e, finalmente, alcançar a tão sonhada felicidade ao lado de seu pequeno filho, já que sua esposa o abandonou. Será que ele consegue?

Uma coisa que se percebe quando se assiste a esse filme é o quanto ele é real. Assuntos como desemprego, estrutura familiar e principalmente felicidade são profundamente abordados. Penso que esses assuntos estão em alta desde o princípio da humanidade civilizada. Sempre onde há alguém se sentindo feliz por ter conseguido tanto dinheiro em tão pouco tempo, há também outros desesperados em tentar administrar a mixaria que ganham em uma vida inteira. A esses resta a esperança de um emprego melhor, mas aí entra a questão da oportunidade, pois nem todos que precisam podem tentar um estágio, como o protagonista do filme. Há pessoas tímidas, há pessoas depressivas, há pessoas que acham que nunca serão nada na vida. E se não se derem por conta que tudo só depende delas mesmas, nunca serão nada mesmo, nem nunca chegarão a lugar algum.

O que falta a estas pessoas é a perseverança e a força de vontade. Ora, se nunca tentarem nada, é óbvio que nunca conseguirão nada. E o protagonista, mesmo sendo negro (algo que já deixa as pessoas desconfiadas, e subconscientemente, preconceituosas desde o início) e de origem humilde, nunca desistiu de seus ideais, nunca desistiu de tentar um emprego e melhorar sua vida e a de seu filho, além de garantir um futuro decente para ele. Concluo, a partir disso, que a principal mensagem do filme é não desista de si mesmo, não se deixe abater por qualquer bobagem, ou seja, é uma mensagem positiva que deixa o espectador psicologicamente mais aliviado e mais preparado para tentar enfrentar o futuro que a todos espera (pelo menos foi isso que aconteceu comigo após terminar de ver o filme x] ).

Outra importante mensagem que o filme passa é a da dignidade. Mesmo que você esteja dormindo num banheiro público, ou sendo preso por não pagar multas de trânsito, nunca perca sua dignidade. Este é um dos bens mais preciosos que o ser humano possui. Não devemos degradá-la de forma alguma. Veja bem, se você não tiver dignidade alguma, quem se importará com você? Quem falará com você? Uma pessoa indigna simplesmente não tem razão de ser, viver ou existir. Sua dignidade vale muito, cuide bem dela.

Bom, é basicamente isso. Esse filme tem muitos detalhes, e eu não ficarei aqui contando tudo tintim por tintim. Alugue, compre, pegue emprestado, de qualquer jeito, consiga este filme e assista-o, garanto que será uma experiência única, e olha que nem é bem o meu estilo falar bem de dramas.


Até outra hora! o/



P.S.: Esse texto foi originalmente feito como análise crítica para um trabalho escolar de Literatura que eu fiz essa semana. Nada foi removido, inserido ou alterado de qualquer forma desde então.

-DOWNLOAD-

Formato: RMVB
Idioma: Inglês (legendado)
Tamanho: 382MB
Fornecedor: Megaupload

Clique aqui para baixar

Nenhum comentário: